sábado, 3 de março de 2012

PROFISSIONAIS DA SAÚDE RECEBEM ORIENTAÇÃO SOBRE HEPATITE C

O evento para discutir Hepatite C Em Gavião Peixoto rendeu muitas surpresas na noite de ontem. A Secretaria de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, promoveu uma capacitação, através da Ong C tem que saber, C tem que curar. Além de profissionais da Saúde e profissionais que fazem parte do grupo de risco, prefeito Roni e  vice Adriano, vereadores, secretários também estiveram presentes no evento.
Após a palestra de Luiz Francisco Gonzalez, foram realizados exames de resultado imediato em alguns presentes. Hoje no município há três pessoas em tratamento contra a doença, mas a maior preocupação é que muitos estejam contaminados e não saibam. A doença, que afeta principalmente o fígado, é assintomática.   Dos cerca de 4 milhões de portadores estimados no Brasil, aproximadamente 95% desconhecem estarem infectados justamente pela ausência de sintomas.
A hepatite C é causada por um vírus transmitido principalmente pelo sangue contaminado, mas a infecção também pode passar através das vias sexual e vertical, da mãe para filho. O portador do vírus da hepatite C pode desenvolver uma forma crônica da doença que leva a lesões no fígado (cirrose) e câncer hepático. Não há vacina contra a doença, mas se diagnosticado precocemente, através de exames, há chance de cura.
 AIPM

Nenhum comentário:

Postar um comentário