quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

A PEQUENA TRABIJÚ É DESTAQUE REGIONAL



            Enquanto a Cidade das Asas não decola, a pequenina Trabiju, de 1.544 habitantes, após 18 anos de emancipção ficou em primeiro lugar no País no ranking de desenvolvimento social das cidades, divulgado ontem pelo Centro de Microeconomia Aplicada da Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). 
          O índice levou em conta condições de habitação, renda, trabalho, educação, saúde e segurança. A cidade do meio-norte do Estado teve nota 6,28 na escala de 0 a 10, acima da média nacional, nota 5. Segundo a moradora Kelen, que é coordenadora pedagógica de um projeto de formação de jovens agricultores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), vê motivos para gostar do lugar. "Durmo de janela aberta, deixo o carro na rua com os vidros abaixados, não acontece nada. Todo mundo se conhece, as pessoas cuidam uma das outras. É uma cidade arborizada, superlimpa, você está na rua e se sente em casa."  Ela deixou Araraquara e não pensa em voltar.
             O prefeito Maurílio Tavoni Júnior (PMDB), em final de segundo mandato e depois de ter reeleito o sucessor, diz que nem sempre foi assim. "Se hoje estamos com 100% de esgoto coletado e tratado, todas as ruas pavimentadas, água tratada em todas as casas e não há criança fora da escola, é porque foi feito um trabalho." Fundada por ferroviários da antiga Estrada de Ferro Douradense, Trabiju — segundo os locais, o nome deriva do francês trés bijou, "muito joia" — tem uma das principais incubadoras de pintinhos do Estado, três grandes granjas, uma fábrica de ração, um frigorífico e outras pequenas empresas. "A indústria está chegando porque a cidade oferece condições. Nosso problema hoje já é a falta de mão de obra, pois emprego está sobrando", diz o prefeito.
              O chefe de gabinete da Prefeitura, Júnior Polônio, lembra que a cidade alcançou este ano média 5,5 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mede a qualidade do ensino fundamental.  "Essa pontuação era uma meta projetada para 2019", diz. No quesito moradia, o Município construiu 104 casas e teve dificuldade para ocupá-las por falta de famílias sem teto. Polônio conta que o índice de mortalidade infantil é zero desde 2002. De acordo com estatística da Secretaria da Segurança Pública do Estado, a cidade não registra homicídio há 11 anos, nem roubo há nove. O último furto de veículo ocorreu em 2005. 
            Para abrigar um efetivo com nove policiais e duas viaturas, a Prefeitura construiu um destacamento novo, em parceria com o Estado. As propriedades rurais ganharam um radiocomunicador para falar com a polícia e com a unidade de saúde. Para o estudante Lucas Aparecido Lemes, 18 anos, nem tudo está perfeito. "Fora o parque, não tem muito pra fazer. Temos as baladas em Araraquara, mas fica um pouco longe", conclui.

Fonte: Araraquara.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário