domingo, 9 de junho de 2013

TAÇA EPTV: AINDA NÃO FOI DESSA VEZ!

A equipe de São João da Boa Vista conquistou o hexacampeonato na 17ª Taça EPTV de Futsal Central após vencer Gavião Peixoto com um placar de 3 x 0. A final inédita, que consagrou a campeã de 2013, foi realizada na manhã deste sábado (8), no Ginásio Milton Olaio Filho, em São Carlos. 
São João da Boa Vista é a atual vice-campeã do torneio de 2012, já que perdeu por 2 x 1 para Itirapina na final. Mas a equipe já foi campeã durante quatro anos seguidos, em 2000, 2001, 2002 e 2003, e também em 2006. Gavião Peixoto disputava pela segunda vez uma final da Taça EPTV e foi vice-campeã em 2010. 
As equipes apresentaram uma boa campanha ao longo do campeonato. São João da Boa Vista conquistou 6 vitórias e um empate e Gavião Peixoto contava com 5 vitórias e um empate. 
Após seis anos de jejum, os jogadores de São João da Boa Vista demonstraram em quadra uma união extraordinária mesmo após os 3 gols que definiram o campeonato. Essa intimidade dentro de quadra dificultou ainda mais a recuperação de Gavião Peixoto na partida e garantiu a taça para o município.


Confira como foi o 1º tempo:
Por ter feito a melhor campanha na 1ª fase, São João da Boa Vista pôde sair com a bola na partida final e obteve o direito de empate. 
O jogo começou com uma forte marcação das equipes. O time são joanense tentava partir pra cima, mas a forte defesa de Gavião Peixoto bloqueava o avanço da adversária.
Nos primeiros minutos do jogo, em uma brecha de Gavião Peixoto, a equipe de São João da Boa Vista partiu pra cima e aproveitou um passe errado no meio da quadra, mas o goleiro Léo, de Gavião Peixoto, fez boa defesa. 
Dando sequencia aos lances, o placar foi aberto com uma bola roubada na quadra de defesa de Gavião Peixoto. O Jogador Binho, de São João, rolou a bola para Léo que, com o pé esquerdo, marcou o primeiro gol da equipe. 
Depois do gol, a equipe de Gavião Peixoto se impôs em quadra e tentou recuperar espaço. A equipe, por diversas vezes, tentou um ataque, mas São João da Boa Vista devolvia com um contra ataque de intensidade ainda maior.
Aos 14 minutos de jogo, era possível observar que Gavião Peixoto seguia mais leve, criando alternativas, mas, ao mesmo tempo, seguia dando espaço para São João.
Já na parte final do 1º tempo, o técnico Paolo Ceraldi, de Gavião Peixoto, solicitou um tempo. O time precisava provocar uma virada no placar. A orientação foi para que Júnior, capitão do time, ficasse com a responsabilidade de não deixar a bola passar, além de fazer a marcação de um lado e do outro.
Do outro lado, o técnico Robinho, de São João da Boa Vista, destacava a participação fundamental do jogador Véio, que tinha condições de dar mais ritmo e equilíbrio ao time.
Com os jogadores em quadra novamente, no lance seguinte, o jogador Véio foi pra cima de Gavião Peixoto e bateu direto pro gol, mas a bola bateu no travessão.
O 1º tempo foi encerrado com um placar de 1 x 0 para São João da Boa Vista e era possível observar que São João da Boa Vista estava tentando jogar em cima do erro de Gavião. 
Confira como foi o 2º tempo:
O 2º tempo foi aberto com um grande lance de Gavião Peixoto. Pelé partiu pra cima da adversária e buscou com mais intensidade a bola. Em um lance emocionante, chutou a bola direto para o gol, mas ela esbarrou no travessão.
Ao longo da partida, o time de São João da Boa Vista demonstrava sua experiência em quadra e rapidez nas decisões, o que acabou resultando um segundo gol para a equipe. Em uma falta cometida por Keké, de Gavião Peixoto, em cima de Véio, de São João da Boa Vista, o time são joanense mostrou sintonia: Juninho bateu pro gol, a bola foi desviada e chegou aos pés de Léo, que tocou para Véio marcar 2 x 0.
O segundo gol veio em um momento em que Gavião Peixoto estava perto do empate e partia pra cima e a falta acabou acontecendo. São João ficou em uma posição privilegiada na partida e uma virada começa a ficar mais difícil. 
A equipe de Gavião Peixoto seguia com motivação, mas São João soube valorizar o passe de bola e fazer jogadas isoladas, dando oportunidade para surgir o terceiro gol com Robson, que ganhou a jogada de Flávio e de chapa de pé fez  3 x 0.
Nesta altura, Gavião Peixoto precisava fazer 4 gols para mudar o rumo que o jogo estava caminhando e São João da Boa Vista se entregou ainda mais na partida, tornando a missão ainda mais difícil para a adversária.
Gavião Peixoto, nos instantes finais da partida, usou o “goleiro linha” para tentar uma virada (essa regra permite que o goleiro saia da sua área e atue como jogador de linha fazendo com que sua equipe tenha superioridade numérica na quadra. Mas, em contrapartida, deixa sua equipe sem um jogador para defender sua meta), porém, o time não obteve resultados com a tática.
Os árbitros apitaram o fim da partida e São João da Boa Vista se consagrou hexacampeã da 17ª Taça EPTV de Futsal Central. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário