domingo, 9 de junho de 2013

TRÂNSITO: SINALIZAÇÃO CONFUSA E IMPRUDÊNCIA

Entre outros tantos problema herdados das gestões anteriores, Gavião ainda vive o dilema do trânsito mal projetado e sinalizado. O maiores exemplos estão nos 3 trevos da cidade: nenhum deles apresenta boa funcionalidade. Todavia, o maior problema do trânsito nas ruas centrais da cidade está no corredor de acesso à Rodovia Vicinal Leonardo Cruz, que liga Gavião à Nova Europa. Para acessá-la, os motoristas cortam um trecho da cidade pela Alameda Dal Ri (até à Câmara Municipal). É justamente no cruzamento com a Alameda Cury (antigo corredor de acesso da Rodovia Dr. Nelson Barbieri) que o perigo é constante e intenso. Nossa equipe ficou por cerca de 30 minutos no local e flagrou inúmeras irregularidades, que foram de abusos, imprudências até incoerência da sinalização de trânsito.
Notadamente (como mostram as duas fotos acima) a Alameda Dal Ri recebe maior fluxo de veículos vindo tanto de Araraquara como de Nova Europa. Contudo, a placa de pare instalada quase nunca é respeitada, já que o movimento da Alameda Cury é infinitamente menor. Por isso, os motoristas arriscam, atravessando a via sem parar como adverte a sinalização. Para complicar ainda mais a situação, a menos de 50 metros temos um trevo totalmente desorientado e ainda o acesso de estudantes à Escola Municipal, no Parque das Nações.

Há cerca de dois anos, a Gazeta publicou matéria semelhante e na ocasião consultou um especialista em trânsito que apontou sugestões para resolução do problema, mas  nenhuma providência foi tomada pela prefeitura na época. As orientações indicavam que a sinalização de pare deveria ser transferida para a Alameda Cury, que recebe menor fluxo de veículo por conta do acesso ao bairro-centro ou vice-e versa. A instalação de um semáforo neste cruzamento da Alameda Dal Ri (por incrível que pareça) seria uma boa saída caso não existisse um trevo de acesso há pouco metros.
Por fim, a faixa de pedestres também deveria ser transposta para a Alameda Cury, incentivando os pais e alunos acessarem à escola pela Alameda Feres, onde já existe faixa de pedestres para esse fim. Mais uma vez, a GAZETA levanta o problema, sugerindo mudanças simples que reduzirão o número de acidentes já ocorridos ali e evitarão a ocorrência de muitos outros, enquanto o tão sonhado anel viário não se concretiza.

Um comentário:

  1. Sem mencionar que varias vias além de estar mal estruturadas com sinalizações confusas que não aparecem nas fotos ,algumas faltam ate iluminação publica citando como exemplo a rua abaixo do ginasiano de esporte mais conhecido como Osvaldão da rua 03 esta rua que da estenção ate o termino da rua de baixo do berçário fica totalmente escura ao anoitecer tornando se envialvel ate de se passar a pé.

    ResponderExcluir