sexta-feira, 4 de outubro de 2013

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZA CAMPANHA SOBRE LEISHMANIOSE VISCERAL



A Secretaria Municipal de Saúde realiza em parceria com a Vigilância Epidemiológica e os Agentes de Vetores, desde o final do mês de agosto a campanha de Leishmaniose Visceral, nas escolas Parque das Nações (Municipal) e Conselheiro Gavião Peixoto (Estadual). A companha sobre a doença é feita através de panfletos, palestras, imagens e orientação aos alunos. A Leishmaniose é uma doença infecciosa, causada por um parasito denominado Leishmania Chagasi e transmitida pelo inseto Lutzomyia Longipalpis, flebotomíneo conhecido como “mosquito palha”.
O principal meio de infecção é o cão doméstico, podendo ficar anos sem apresentar sintomas clínicos. A fêmea do “mosquito palha” se infecta ao picar um cão contaminado com o parasito, e passa a transmiti-lo a outros cães humanos nas próximas picadas. Os sintomas em humanos costuma ser febre prolongada, emagrecimento, crescimento do baço, fraqueza e em casos graves podem aparecer sangramentos.
O inseto é pequeno, de cor clara e costuma picar ao amanhecer, entardecer e durante a noite. Suas larvas se desenvolvem em locais sombreados na terra com matéria orgânica.
Os cuidados são: manter a poda de árvores, folhagens e gramas dos quintais, manter quintais, estábulos e galinheiros limpos e livres de folhas, frutos e fezes.
É responsabilidade do poder público para controlar a doença, investigar os casos humanos suspeitos de Leishmaniose Visceral, realizar diagnóstico e tratamento do vetor quando necessário, realizar exames laboratoriais de cães, enfim realizar programas de prevenção e realizar atividades educativas.
Para detectar a doença nos animais a nas pessoas são utilizados exames laboratoriais específicos. O diagnóstico e o tratamento precoce das pessoas visa curar a doença. Já para os cães, o Ministério da Saúde não recomenda o tratamento, devendo ser eutanasiados.
A Secretaria Municipal de Saúde segue com a campanha até o final de Setembro. Maiores informações na Secretaria de Saúde, pelo telefone (16) 3308-1202 ou na Alameda Estevo, 377 – Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário