quinta-feira, 28 de agosto de 2014

O RAIO X DAS EMENDAS PARLAMENTARES EM GAVIÃO PEIXOTO

          É muito comum no Brasil, em época eleitoral, em busca de cadeiras como Deputado Estadual e Federal, a campanha de candidatos alheios ao dia a dia das pequenas cidades, sobretudo, do interior. Em busca de votos nesses redutos eleitorais, os candidatos têm duas estratégias básicas: a primeira é destinar emendas parlamentares (recursos estaduais ou federais) para os municípios e, a segunda,  pagar para algum político local fazer a campanha na cidade. Na primeira opção, exige compromisso do político com a cidade, vínculo com a população, vontade em contribuir com o desenvolvimento local por meio de seu mandato. Já, na segunda, a mais comum e mais barata, pois pequenas cidades rendem poucos votos, quem ganha mesmo é o político e os seus cabos eleitorais, que geralmente são bem remunerados para cooptarem o voto dos eleitores mais desatentos ou necessitados.
          Como Gavião Peixoto, uma  pequena cidade com mais de 5 mil habitantes não foge a essa realidade, a GAZETA, em plena campanha eleitoral, apresenta o raio-x completo das emendas parlamentares estaduais e federais no município. Para isso, nossa reportagem procurou a Prefeitura Municipal em busca das informações sobre os candidatos que adotaram a primeira estratégia, ou seja, buscam obter votos por meio do serviço já prestado, demarcando seu reduto eleitoral com repasse de emendas parlamentares, em vez de se aventurar oportunistamente, simplesmente contratando cabos eleitorais, a qual milagrosamente funciona em muitos casos. O resultado que aparece nas tabelas abaixo, refletem outros dados importantes, como a vasta representação política e o montante significativo de recursos destinados aos projetos e necessidades locais, que visam, em tese, melhorar a vida das pessoas, fortalecendo os cofres públicos municipais e as relações com a Assembleia Legislativa. Vejamos:
Dados fornecidos pela Prefeitura Municipal

          No caso dos Deputados Estaduais (tabela acima) que destinaram em 2013 e 2014, mais de 1 milhão de reais para o município de Gavião Peixoto, se considerarmos o número de 3 mil eleitores, teremos o investimento de aproximadamente 400 reais por eleitor. Considerando os 13 candidatos a Deputado Estadual  litados acima, se dividíssemos igualmente o número de votos para um deles, cerca de 230 eleitores deveriam confirmá-los na urna eletrônica. Porém, essa matemática é muito mais complexa, as contas não fecham e costumam surpreender tantos candidatos quanto os eleitores. Comparemos agora o cenário no âmbito Federal:

Nenhum comentário:

Postar um comentário